Andei pensando muito sobre inveja. Parece que atualmente as pessoas estão usando esse termo pra designar qualquer coisa que não seja de seu agrado. O que é engraçado, porque antigamente essa palavra deixava todo mundo de cabelos arrepiados. Também pudera, a inveja com certeza é um dos pecados mais antigos e que mais mostrou suas garrinhas na história da humanidade. Os prováveis primeiros exemplos foram Caim e Abel, seguidos por uma sorte de outros, como César e Marco Antônio; Morgana e Guinevère (que talvez não sejam tão reais assim); Ana Bolena e Maria Bolena; Otelo e Iago; Bentinho e Escobar; etc, etc, etc, incluindo reis medievais.

Então por que eu disse que a gente usa tanto essa palavra em vão? Bom, deixa eu tentar explicar: Fulana é minha amiga e cortou o cabelo. Eu não gostei do cabelo de Fulana e comentei com outra amiga, que rapidamente diz: Aaaaaah, você está é com inveja! Quer dizer, a gente tem que gostar de TUDO, senão somos tomados por invejosos. Inveja é uma palavra profunda demais, que designa um sentimento terrível demais (fui prolixa de propósito, pra enfatizar o mal hihi), então não podemos usar a toa.

Já leram a coleção dos Sete Pecados Capitais, da Editora Objetiva? Desta coleção, eu li Clube dos Anjos (que fala sobre a gula), do Luís Fernando Veríssimo; A Casa dos Budas Ditosos (Luxúria), João Ubaldo Ribeiro; e Mal Secreto (Inveja), do Zuenir Ventura. Não sei porque eu entrei nessa questão, mas se tiverem a oportunidade, leiam pelo menos esses três, que são MARAVILHOOOOSOS.

Ah, lembrei. Citei a coleção pra falar um pouco sobre a definição de inveja do Zuenir, que eu achei DIVINA. Bom, vou começar pelo fato de que é muito fácil confundir inveja com cobiça ou admiração, mas podemos defini-las a partir de um e apenas UM detalhe: não existe inveja boa, esse é o tipo de eufemismo que o ser humano (especialmente a mídia) adora inventar para estimular a "competição saudável". Então vamos à classificação.

Se você adooooooooraa algo que a sua melhor amiga tem e quer muito ter um igual, você apenas está admirando. Se isso acontece e você vai fazer de tudo para conseguir um igual, a sua cobiça foi estimulada. Mas se você não está interessada em ter um igual, e sim, no que a sua amiga já tem, você está com inveja. Porque inveja é querer tirar do outro para ter para si. No joguinho da inveja, o que importa realmente não é o que você ganha, e sim o que o outro perde.

E sabe o que é mais engraçado? Fizeram uma pesquisa no Brasil para descobrir qual era o pecado capital mais conhecido, e a grande maioria das pessoas apontou a inveja como o pecado principal. Mas isso não é o engraçado, o que realmente dá vontade de rir é que de todos estes que escolheram a inveja como pecad mais conhecido, uma pequena porcentagem (menos de 10%) admitiu que já teve inveja. Quer dizer, essa é a inveja, o pecado inconfessável. Tem gente que admite com orgulho que é mão de vaca (avareza), ou que é super bom de garfo (gula), que tem apetite sexual ilimitado (luxúria), que seu maior defeito é a indolência (preguiça) e por aí vai, mas ninguém confessa que tem ou teve inveja.

Então vou tentar quebrar esse paradigma e confessar: eu já tive inveja. O ano era 2006 e o mal que eu desejei para esta pessoa em uma noite, tenho certeza de que ninguém desejará em toda a vida dela. Mas como sou uma pessoa razoavelmente enérgica, consegui me livrar disso em tempo recorde. Se tem uma coisa que não suporto são assuntos mal resolvidos, então resolvi rapidamente e tudo acabou. E acho que superei tão bem o fato, que hoje até consigo rir disso. E me arrepender também, e pra minha vergonha, confesso que me arrependi não tanto pela pessoa invejada, e sim por mim, que me cerquei de energias negativas desnecessariamente.

E para meu grande alívio, tenho a certeza absoluta de que ninguém nunca vai cometer para comigo o pecado que já cometi com outrem, porque graças a Deus, não tenho NADA para ser invejado. Aleluia!

É isso aí então. Fiquem com algumas frases famosas sobre a inveja:


“O invejoso chora mais o bem alheio que o próprio dano.”
(Francisco de Quevedo)

“Podemos descrever o nosso ódio, o nosso ciúme, os nossos medos, as nossas vergonhas. Mas não a nossa inveja.”
(Francesco Alberoni)

“A inveja é uma merda.”
(Adesivo de automóvel)


Beijo e obrigada a quem leu

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: